segunda-feira, março 24, 2008

Apertando Silvana no Blues

Vinil Filmes mostra Apertando Silvana, vídeo experimento de Ivens Machado, no Blues Velvet, nesta quarta-feira, 26.

Em 2007 os realizadores da Vinil Filmes viajaram até o Rio de Janeiro para registrar o encontro entre a fotógrafa, escritora e performer Silvana Leal e o artista plástico Ivens Machado, um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira.
As imagens captadas durante a visita resultaram no documentário Um E Outro, episódio da Série Encontros que a RBS exibiu durante os sábados de março no SC em Cena.
O vídeo exibido pela RBS mostra o contato e a transformação do olhar de Silvana diante da força das obras de Ivens em seu ateliê no Rio de Janeiro, mas o público catarinense não pôde assistir a uma parte desse encontro: Ivens Machado utilizou o corpo de Silvana em um experimento de vídeo-arte, manipulando-o com as ferramentas brutas e os materiais pesados que utiliza para a construção de suas obras. Esse momento não foi exibido na TV pois o artista Ivens Machado autorizou somente a exibição integral do vídeo, chamado por ele de Apertando Silvana.
É essa experiência que o público de Florianópolis pode conferir nesta quarta-feira no Blues Velvet. Antes da sessão de Apertando Silvana os quatro episódios da Série Encontros serão exibidos para o público que não pôde assisti-los no SC em Cena.


Os episódios da série Encontros


Sobre Atores e Palhaços

Neste primeiro episódio, os atores Renato Turnes e Gláucia Grígolo mergulham no dia-a-dia do Teatro Biriba, tradicional companhia catarinense de teatro popular. O público foi testemunha do emocionante resultado desse encontro: sob a lona do circo os atores dividiram a cena com o grupo na comédia Biribinha Contra o Monstro de Frankenstein.


Viagens a Biguaçu

Fábio Brüggemann dá uma carona a Salim Miguel, em um passeio até Biguaçu. Paisagem constante na literatura de Salim, Biguaçu é o pretexto para uma viagem onírica ao coração dos dois escritores. O resultado é um mergulho nas raízes, memórias e inspirações de Salim Miguel e um diálogo afiado sobre a arte de escrever.


Breve Passagem

Jefferson Bittencourt revela a impressionante trajetória do maestro Edino Krieger. Entre conversas sobre o processo criativo da composição e troca de experiências musicais, o Cantus Firmus, grupo dirigido por Bittencourt, oferece a Edino a emocionante interpretação de uma de suas belas peças.


Um e Outro

Dois artistas catarinenses que criaram a maior parte de suas obras fora do Estado se encontram. A performer e fotógrafa Silvana Leal vai ao Rio de Janeiro visitar Ivens Machado, um dos mais significativos nomes da arte contemporânea brasileira. O pensamento sobre arte se torna concreto e compõe uma experiência plástica e performática repleta de formas e cores inusitadas.


O pocket - show
O músico Marco Britto está de volta na cidade depois de uma temporada morando em Porto Alegre. Ex-integrante da banda Jeans, Britto destila seu trabalho solo no melhor estilo folk-singer. Violão e gaita de boca. Música própria, canções de Bob Dylan e Byrds integram o repertório.

SERVIÇO

Série Encontros
Exibição de 4 episódios da série produzida pela Vinil Filmes que foram ao ar pela RBS TV.

Apertando Silvana
Vídeo experimento de Ivens Machado, com Silvana Leal

Pocket-show
Marco Britto toca rocks + folks



Blues Velvet
Pedro Ivo, 147 – Centro – Florianópolis
Quarta - 26/03
A partir das 20:00 h
Entrada: R$ 7,00